Rua Desembargador Tenório, 48 - Farol - Maceió/AL

MDS lança portal com cursos gratuitos voltados ao empreendedorismo

Por meio do Portal de Educação Empreendedora do Programa Acredita no Primeiro Passo, é possível se inscrever para acessar conteúdos oferecidos de forma presencial ou on-line

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou uma página com cursos gratuitos voltados ao empreendedorismo, com direito a certificado de conclusão. Por meio do Portal de Educação Empreendedora do Programa Acredita no Primeiro Passo, é possível se inscrever para acessar conteúdos oferecidos de forma presencial ou on-line.

Qualquer pessoa interessada em abrir o próprio negócio pode, por meio da plataforma, aprender a administrar finanças, fazer a gestão do empreendimento e ter acesso a ferramentas que auxiliam na operação do negócio. Também estão disponíveis cursos voltados à qualificação profissional de mulheres e de pessoas com deficiência.

O portal reúne capacitações que já estavam disponíveis nos sites de parceiros do programa, como a Aliança Empreendedora, a Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID), o Banco do Nordeste, a Rede Mulher Empreendedora (RME) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para se inscrever, o usuário deve acessar o portal, selecionar o curso desejado e preencher o formulário com as informações solicitadas.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Inclusão Socioeconômica do MDS e tem como objetivo oferecer apoio, promover autonomia econômica e contribuir para a geração de renda, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto reforça a proposta do programa Acredita, que prevê ações de capacitação para estimular a inclusão produtiva.

— É esse conjunto de ações que está mudando o perfil dos nossos, do Cadastro Único. A prova disso é que, no ano passado, 98% do saldo positivo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi de pessoas inscritas no Cadastro Único, o que mostra que essa política está funcionando — afirmou o secretário nacional de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton.